Destaque-se, seja resiliente!

resiliencia-1

No mundo globalizado onde as empresas se relacionam num ambiente de extrema competitividade por metas e resultados, o estresse é uma realidade observada nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho.

Para atender a esta realidade, as corporações vem buscando profissionais dotados da capacidade de se adaptarem a esse ambiente conturbado na busca de constantes resultados em que destaca-se o chamado “profissional resiliente”, mas o que é resiliência?

Resiliência é um conceito oriundo da Física, que se refere à propriedade de acumular energia quando exigidos ou submetidos a extrema pressão, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação, como um elástico. O dicionário Aurélio descreve como sendo “a capacidade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica”.

No mundo corporativo, podemos definir resiliência como a capacidade de lidar do indivíduo com a serenidade ao stress e as adversidades do dia à dia, decorrentes do ambiente de trabalho, moldando-se a cada situação e da mesma forma, recuperando o seu estado original.

O equilíbrio humano é como estrutura de um edifício, se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras, como doenças psicossomáticas, daí a importância desta flexibilidade, característica principal do profissional resiliente.

Assim, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidades de maneira racional, buscando as soluções mais adequadas.

Um profissional resiliente, quando submetido a situação de estresse, porém que tenha a capacidade de se adaptar a ela, administrará de maneira sensata, sem impulsividade, visualizando o problema como um todo. Certamente lhe proporcionará forças para enfrentar a adversidade, apresentando uma solução criativa e eficaz.

Todos nós podemos nos tornar resilientes. Seguem algumas dicas:

  • Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade .
  • Praticar esporte e métodos de relaxamento e meditação para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas que, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar.
  • Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o “ponto de apoio para recuperar-se”
  • Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança.
  • Transformar-se em um otimista em potencial. Assumir riscos (ter coragem).
  • Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas).
  • Separar bem quem você é e o que faz.
  • Use a criatividade para quebrar a rotina
  • Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, flexbilizar para em seguida retornar ao estado original.

 

Lembre-se, resiliência é a arte de transformar toda energia de um problema em uma

solução criativa.

 

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

Deixe uma resposta