Humildade: O Pilar da Prosperidade

Captura de Tela 2015-02-22 às 22.06.38

Vivemos uma mudança estrutural no comportamento da sociedade contemporânea, passamos a viver sobre o “status que a sociedade nos impõem”. É verdade que não podemos virar as costas para essa realidade, mas precisamos saber lidar com ela e aproveitar o máximo para extrair o que ela oferece de melhor.

Humildade é o ingrediente vital para a prosperidade sustentável (sustentabilidade não sócio ambiental), as pessoas arrogantes podem até prosperar, mas sua prosperidade é curta e não sustentável. Sempre falo para minha equipe que arrogância e prepotência são as chaves iniciais para o fracasso e para a falência na vida profissional e pessoal. A palavra “Humildade” vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas e nem de serem superiores a elas.

A prosperidade na carreira profissional está muito ligada com os nossos atos diários, por isso, considero a humildade como um dos principais ingredientes e somando com o desejo de fazer sempre melhor e com prazer.

Não tenho a fórmula do sucesso, alias se eu tivesse patentearia e certamente seria o novo milionário do Brasil, mas se eu tivesse essa fórmula, com certeza um dos seus principais ingredientes seria “fazer o que gosta com humildade”.

A Humildade é a virtude que nos dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Muito confundida com modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos.

Não confunda “humildade” com a inercia e com a falta de objetivo. Se tem uma coisa que o capitalismo nos proporciona, é a possibilidade da meritocracia atrelado ao ganho financeiro. Não existe nenhum pecado nisso, desde que seja feito com muito respeito, humildade, honestidade e caráter.

Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde e quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta.

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

Deixe uma resposta