Não caía no síndrome do palanque corporativo

falar_em_publico

A liderança é muito mais do que uma descrição de cargos, ela é uma forma de pensar e agir no dia a dia, para ser um bom líder é necessário antes de mais nada de gostar verdadeiramente de pessoas. Não pode ser de fora para dentro e sim de dentro para fora, assim é possível contagiar a equipe para objetivo comum.

O profissional que denomino de “síndrome de palanque” são aqueles que se forçam na sua humildade, tentando ser alguém que na sua essência não é, além disso, ele sempre tenta ser o protagonista tomando a frente para falar ao púlpito.  É como aquele colega no colégio que no dia a dia não tinha a liderança e respeito da sala, mas na formatura faz o possível e impossível para ser o orador da turma.

Esse tipo de profissional tem um narcisismo muito maior que sua competência de execução e realização, tem um certo egocentrismo fazendo com que se torna míope para valorizar profissionais ao seu lado, querendo ser o centro das atenções.  Mestre é aquele que sabe lidar com pessoas melhores que você, fazendo com que você se torne um profissional melhor.

Para que você não recaia na “síndrome de palanque”  é muito importante que você tenha clareza de seus objetivos e anseios. Toda riqueza pode ser adquirida pelo esforço de formar uma imagem mental clara e concisa daquilo que se busca. Quando essa imagem passa a ser um obsessão positiva a sua mente passa a trabalhar para sua realização.

Todo profissional bem sucedido começou com objetivo e um plano de execução. O sucesso é resultado da compreensão e utilização da “mente positiva” pelo qual se transforma em seus objetivos financeiros.  Você não precisa forçar para conquistar atenção de admiração ao próximo, basta você seguir as 10 qualidades do poder pessoal, descrita pelo Napoleon Hill, fundador do método Mastermind:

1 – Definição Objetivo

2 – Rapidez na decisão

3 – Solidez do caráter

4 – Disciplina sobre as emoções

5 – Obsessão para prestar serviços útil

6 – Conhecimento profundo da própria ocupação

7 – Tolerância em todos os assuntos

8 – Fé

9 – Sede de conhecimento

10 – Imaginação alerta

“Lembre-se: O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill”

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

Deixe uma resposta