Quais características para se tornar um CEO?

Ano novo, esperança nova e Feliz 2018!
2 de janeiro de 2018
Bom Humor: O seu diferencial competitivo
15 de abril de 2018
Show all

Vivemos em um mundo globalizado, em um nível de competição de escala nunca visto antes. Ainda assim, a carreira é um pilar central de desenvolvimento pessoal e profissional. A sobrevivência se faz necessário, assemelhando-se ao nosso dia-a-dia como de um cameleão. Esse artigo aborda sobre as competências essenciais necessárias para chegar ao um nível de diretoria e quais são as competências necessárias para se chegar ao um posto de CEO (Chief Executive Officer).

A ideia não é construir uma fórmula mágica para você alcançar os seus desafios, o grande objetivo é identificar uma linha que possa ajudar a desenvolver o seu perfil profissional. Nesse tocante, a inferência é que para chegar ao nível de Diretor é necessário o conceito CHA (Competência, Habilidade e Atitude) com IE (Inteligência Emocional), são sinônimos de bons resultados e podem ajudar a levar você a um nível de diretoria.

O que indica no estudo é que para ascender na carreira até o nível de diretoria é muito importante ter uma boa dose de transpiração com base no CHA (Competências, Habilidades e Atitudes), mas não deixar apenas o resultado falar por si só, tem que inserir nesse contexto o conceito da Inteligência Emocional. “Como diz Goleman, o QI (coeficiente de inteligência) contribui com cerca de 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida, o que deixa 80% restantes por conta de outras variáveis”, isso quer dizer que 80% são resultado de outras variáveis, sendo a sua principal do IE (Inteligência emocional).

 O que parece ser um bom indicativo para se obter sucesso e chegar ao nível de diretoria,para seguir adiante na carreira, parece que não é o suficiente, existe muito mais a desenvolver no executivo para que ele possa se tornar um presidente ou CEO (Chief Executive Officer). Por que alguns tem efeito caranguejo (anda de lado) na carreira, quando chega a nível de diretoria? Podemos chegar a conclusão que esse tipo de profissional não se deu conta que é necessário desenvolver outras habilidades para conseguir seguir o caminho do crescimento.

Como se pode ver na pesquisa publicada pela Revista VOCÊ S/A, o resultado é uma lista de características comuns “ao DNA” daqueles que ocupam o mais alto cargo executivo. Segundo Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana. As caraterísticas comportamentais são: Poder de influência e impacto no ambiente, Energia, Rapidez, Capacidade de Assumir Riscos, Extroversão, Capacidade de Tomar Decisões Sob Pressão. A reflexão é que talvez não seja possível concluir uma fórmula que defina em sua raiz, quais são as características necessárias para se tornar um CEO. Existem diversos fatores que podem influenciar na sua carreira, talvez uma boa dose de sorte. No estudo, foi possível identificar algumas características que podem ajudar na ascensão da sua carreira, em sua ordem, como a Influência Política, Inteligência Emocional e CHA.  Boa caminhada na estrada do saber e do sonho de chegar ao maior posto de uma organização.

“Todos os nossos sonhos podem torna-se realidade, se nós tivermos a coragem de prosseguilos” – Walt Disney

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »