Tripé da Liderança: Caráter, Honestidade e Humildade!

lider-coach

A liderança é uma das características mais valorizadas no mundo corporativo e é através dela que as empresas atingem seus resultados. O líder compõe o ativo principal das empresas, que são os profissionais que permitem a ela atingirem os resultados almejados. Liderança nada mais é do que o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, em outras palavras, é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Assim, o líder se diferencia do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

É primordial que nos dias atuais as organizações sejam administradas por líderes e que essa liderança seja estruturada no que chamo de tripé da liderança, pautado no caráter, na honestidade e na humildade. Podemos dizer que o tripé é o cerne central da liderança, as pessoas seguem e se deixam influenciar por um líder em quem confiam e a confiança está atrelada ao caráter desse líder. Caráter nada mais é do que a soma dos nossos hábitos, virtudes e vícios, ele vai além das consequências dos atos de hoje e não pode ser adquirido, estudado ou aprendido, ou você tem ou não tem…

Em seguida, vem à honestidade que, inclusive, é apontada como uma das principais características admirada em um líder. Não é possível dizer que uma pessoa é honesta sem que ela tenha caráter, logo honestidade está alinhada ao caráter desse profissional. Se as pessoas vão seguir alguém por vontade própria, seja em um campo de batalha ou na sala de reuniões da diretoria, elas querem primeiro se assegurar de que esse indivíduo é digno de sua confiança.

Nada vai adiantar que você tenha os dois primeiros pilares mencionados acima, se ficar faltado o terceiro, a balança não vai equilibrar. Sem dúvida, a mais difícil e a mais admirada característica humana, a humildade.

Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.

A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Muito confundida com modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos. Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta.

Não adianta você ser uma pessoa com alto caráter se faltar humildade, não adianta você ser humilde se não é honesto, o segredo consiste no equilíbrio entre os pilares.

Deixe uma resposta